Por se tratar de uma etapa delicada das nossas vidas, a terceira idade demanda de cuidados especiais. Algumas vezes, nos deparamos com limitações e debilidades, tanto físicas quanto intelectuais. Isso pode demandar de um tratamento em tempo integral.
Quando há cuidados médicos mais avançados envolvidos, uma das possibilidades é o atendimento na modalidade home care. Como o próprio termo em inglês já evidencia, o ‘home’ (casa) ‘care’ (zelo), caracteriza cuidados domiciliares.
Um dos objetivos que motivam a prescrição desse tipo de abordagem terapêutica é aumentar a comodidade e a segurança do paciente idoso. Afinal de contas, o ambiente hospitalar pode trazer alguns desconfortos e até mesmo maximizar os riscos de contaminação por infecções.
A grande dúvida diante da qual muitas famílias se deparam é sobre qual é o papel dos cuidadores para idosos em home care. Há, inclusive, uma certa confusão entre os conceitos de home care e da assistência especializada do cuidador.
Tendo em vista esclarecer dúvidas e apresentar as atribuições principais dos cuidadores para idosos em home care, preparamos esta publicação. Nela, você encontrará importantes informações. Vale a pena conferir!
Os significados de home care e cuidador de idosos diferem bastante, embora sejam equivocadamente fundidos em algumas situações. Na verdade, as duas atividades são complementares mas apresentam distinções diversas.
O home care se aplica em casos onde o paciente não tem um quadro de saúde tão grave a ponto de necessitar de uma Unidade Intensiva de Tratamento (UTI) ou da estrutura hospitalar permanente. Porém, ele ainda precisa de cuidados médicos que são realizados em casa pelos profissionais da área da saúde que forem indicados.
Usualmente, a atividade de home care é desempenhada por enfermeiros, nutricionistas, fisioterapeutas, fonoaudiólogos ou por outras áreas médicas. O seu objetivo é manipular medicamentos endovenosos, fazer exercícios específicos, exames, análises, entre outros atendimentos que forem prescritos.
Em quadros de saúde mais graves, o paciente pode necessitar de aparelhos, tais como os de traqueostomia e gastrostomia. Nesses casos, o monitoramento dos profissionais será ainda mais intenso e constante.
Independentemente da complexidade das circunstâncias, é muito frequente a solicitação de cuidadores para amparar o tratamento de home care. E é nesse ponto que conseguimos entender melhor as diferenças entre ambos.
Enquanto o home care objetiva manter a vida da pessoa assistida, o cuidador de idosos visa manter o seu conforto e bem estar. Além disso, enquanto o atendente de home care precisa de formação especificamente técnica e/ou superior, o cuidador pode ser qualificado por cursos de capacitação mais breves.
Diante das diferenças que observamos descritas no tópico anterior, podemos agora elencar quais são as atividades desempenhadas pelo cuidador de idosos em home care. Também é importante ressaltar quais são as funções que não cabem a ele.
Confira alguns detalhes:
Com esses pontos, provavelmente ficou mais clara para você qual é o papel dos cuidadores para idosos ou pessoas de outras faixas etárias que estão passando por tratamento home care. Para qualquer dúvida que tenha restado, estamos à disposição.
Até a próxima!