Quem convive diariamente com alguém na terceira idade sabe muito bem como as limitações do idoso são progressivas. Chega um momento em que a autonomia diminui e é preciso de um acompanhamento mais próximo para que se garanta a segurança e bem estar dele.
No entanto, os primeiros sinais dessa demanda são sutis. Não é à toa que tantas pessoas se questionem se a família precisa de um cuidador de idosos de fato.
Bem, o fato de a pessoa ser idosa realmente não é a única justificativa para a contratação de um cuidador profissional. Porém, quando observamos que há riscos quanto a integridade física e psicológica desse ente querido, ainda que pequenos, eles não podem ser negligenciados.
Hoje vamos conversar sobre alguns dos argumentos mais pertinentes para a contratação de um auxílio profissional. Dessa maneira, você terá melhores condições de avaliar se a sua família precisa de um cuidador de idosos e porquê. Vamos lá?
Justificativas para a contratação de um cuidador
O simples fato de preocupar-se com o bem estar e qualidade de vida de pessoas na terceira idade podem servir como justificativa para a contratação de um cuidador ou acompanhante. Contudo, se houver resistência por parte do assistido, esse processo pode ser um pouco mais delicado.
De qualquer forma, alguns sinais podem servir como critérios para você identificar se sua família precisa de um cuidador. Essa é uma necessidade no caso de o idoso:
- Não ser plenamente capaz de fazer tarefas de autocuidado, tais como tomar banho, ir ao banheiro ou vestir-se;
- Apresentar fraqueza ou falta de equilíbrio, com risco de quedas;
- Não conseguir manter a organização e a rotina de atividades domésticas;
- Ter lapsos de memória que prejudiquem a administração dos próprios remédios;
- Esquecer o fogão ou torneiras ligadas, colocando em risco a própria integridade e dos demais;
- Não controlar adequadamente a própria alimentação;
- Entre outras condições análogas.
Modalidades de contratação de cuidador de idosos
Em termos gerais, as famílias que precisam de um cuidador podem contratá-lo por 3 modalidades:
- Cuidador familiar: alguém da própria família pode assumir a responsabilidade com ou sem remuneração;
- Cuidador com vínculo empregatício: cuidador(es) contratado(s) de maneira formal, mediante remuneração e com os direitos trabalhistas assegurados pelo contratante;
- Cuidador terceirizado: cuidador(es) contratado(s) mediante remuneração por intermédio de uma empresa especializada e com a possibilidade de rotatividade de profissionais para não configurar vínculo de trabalho.
Principais benefícios em contar com esse apoio
Se você acredita que sua família precisa de um cuidador de idosos, saiba que esse é um amparo que traz muito mais conforto e bem estar não apenas para o assistido mas também para a família como um todo.
A seguir, listaremos alguns dos principais benefícios em contar com o apoio desse profissional:
- Atenção necessária ao idoso: O cuidador está sempre pronto a dar atenção, manter a segurança, a comodidade e a proteção do paciente. Essa é, inclusive, uma das demandas mais enfáticas do Estatuto do Idoso, com penalidades para as famílias que não a cumpre;
- Apoio em casos de emergências: Independentemente de o idoso ter alguma debilidade crônica ou não, emergências podem acontecer. O auxílio rápido é crucial para evitar sequelas ou consequências mais graves. O cuidador é um apoio imprescindível nesses momentos;
- Interação e sociabilidade: Os problemas de saúde que o idoso enfrenta não são somente físicos. Quando a família passa muito tempo longe de casa, ele se sente sozinho e desamparado, o que pode levar a quadros de depressão, ansiedade e redução da sociabilidade. Com o cuidador, o acompanhamento também oferece afeto e troca de experiências que elevam a autoestima do paciente;
- Administração correta de medicamentos: Quando o profissional escolhido é bem qualificado, ele tem capacitação para administrar remédios na dosagem e nos horários corretos, assim como a alimentação e o consumo de líquidos;
- Elevação da qualidade de vida familiar: Com o suporte do cuidador de idosos, a pessoa atendida tem mais tempo para usufruir da companhia de seus familiares com atividades mais prazerosas e leves. Isso faz com que todos se sintam melhores e mais felizes, estreitando seu vínculo afetivo.
E então, já consegue ter uma ideia mais clara sobre a necessidade de a sua família contratar um cuidador de idosos ou não? Na dúvida, não hesite em entrar em contato com a Anjos Cuidadores para Idosos!