Cuidadores

Cuidadores

Cuidadores para Idosos, Adultos, Crianças e Gestantes

Nossos profissionais cuidadosamente recrutados prestam auxílio especial e humanizado, prezando pela integridade física e emocional da pessoa assistida. São especialistas em facilitar a rotina do paciente incapaz de realizar suas atividades de vida diária, trazendo conforto e segurança para a família.


O cuidador e sua importância

O cuidador tem um papel muito importante na sociedade, principalmente por cuidar de pessoas queridas para as famílias. Essa pessoa é responsável não só por auxiliar pessoas idosas como também aquelas com alguma deficiência, problema de saúde física ou mental, jovens, adultos e crianças. 

Muitas vezes, familiares não tem tempo ou preparo para cuidar de um ente querido, e as necessidades de uma pessoa que precisa de auxílio são diversas, desde ajuda para se locomover, se alimentar, ser cuidada por problemas de saúde ou por necessidade de carinho e atenção. 

Apesar de parecer uma tarefa simples, cuidar de outras pessoas é algo delicado e muitas vezes cansativo. Contratar um cuidador social qualificado é de extrema importância, pois ele já recebe um preparo para lidar com as necessidades do paciente. 

Os cuidadores precisam ter preparo físico, condições psicológicas e recursos materiais para realizarem um trabalho adequado no dia a dia. O serviço bem realizado vai se refletir no bom tratamento e amparo aos pacientes, resultando em bem-estar de todas as partes – quem contrata, quem cuida e quem é cuidado. 

Está difícil encontrar cuidadores de confiança?

Seus cuidadores te deixaram na mão? Sua cuidadora vai sair de férias? Precisa de um cuidador para o final de semana? Encontrar a pessoa ideal para cuidar de um ente querido não é fácil. Nossos clientes conhecem bem esta dificuldade.

  • Primeiro, é preciso encontrar pessoas de confiança e com a formação desejada (ensino médio, curso de cuidador ou babá, enfermagem…);
  • Segundo, é necessário entender se conseguem oferecer tudo o que seu familiar precisa, ou seja, se tem as as habilidades necessárias (saber conversar, preparar a alimentação, fazer a higiene, oferecer a medicação…);
  • Terceiro, a disponibilidade de dias/horários deve ser compatível com o que sua família procura, e o valor que espera receber (R$) deve estar dentro do que a família tem condições de pagar;
  • Quarto, deve-se conversar com ex-patrões para saber das referências, e levantar o histórico policial/judiciário do(a) candidato(a) através dos documentos adequados (Nada Consta). 

São etapas essenciais, mas que levam tempo, e muitas vezes devem ser executadas em momentos de urgência. Não segui-las poderá comprometer a segurança de sua família. Por isso, a Anjos Cuidadores de Idosos está à disposição para oferecer o melhor serviço para você e sua família.

Entre agora em contato conosco e prestaremos o serviço com toda nossa competência e responsabilidade.

Funções do Cuidador

Como já vimos anteriormente, o cuidador social é responsável por atuar no cuidado e no apoio às pessoas que precisam de auxílio, devido algum fator específico. E para que elas sejam bem cuidadas, o profissional deve atentar-se as suas funções, entre elas o acolhimento ao paciente, promovendo principalmente a autonomia, participação social e autoestima.

O profissional qualificado está apto a identificar as principais necessidades do paciente, sinais de doenças, cuidado alimentar, higiene, lazer e bem estar. Deve ainda ter aptidão para observar o ambiente familiar e conseguir eliminar possíveis riscos à segurança do paciente, assim como saber agir em caso de problemas ou urgências, como por exemplo, recorrer a primeiros socorros.

Conhecer a história da pessoa cuidada, ter empatia com ela, estabelecer sempre um bom relacionamento dentro do ambiente familiar, sabendo deixa-la à vontade, respeitando suas vontades e necessidades, são fatores importantíssimos nessa profissão.

Por fim, é muito importante manter o contato com os familiares para que juntos, cuidadores e clientes, possam tomar decisões sobre prioridades e responsabilidades no trabalho prestado, prezando pelo atendimento humanizado e responsável. 

• Higiene: Realização, supervisão ou auxílio nas atividades de higiene bucal, íntima e corporal;

• Medicação: Acompanhamento, controle e administração de medicações de uso tópico ou oral;

• Alimentação: Oferecer e preparar refeições quando necessário;

• Vestimenta: Cuidar das roupas, mantê-las limpas e realizar a escolha adequadas nos casos de mudanças climáticas e ocasiões especiais;

• Posicionamento: Verificar se o posicionamento está correto, confortável e realizar mudanças de decúbito para prevenir lesões.