O tempo que os compromissos do dia a dia ocupam acabam fazendo com que muitas famílias recorram ao suporte de um cuidador de idoso. Sem dúvida, esse profissional tem um papel importantíssimo na sociedade contemporânea. Mas você sabe ao certo o que é ser um cuidador de idoso?
Ao contrário do que diz o senso comum, é preciso muito mais do que vocação para o cargo. É fundamental dominar conhecimentos específicos, ter discernimento para agir diante de emergências, contar com estabilidade emocional e estar sempre interessado em se aperfeiçoar.
Se você quer saber um pouco mais sobre as atribuições que caracterizam a atividade do cuidador de idoso, continue com a leitura! Preparamos um artigo especial sobre o tema e vale a pena conferir.
Em termos gerais, o cuidador de idoso tem como incumbência principal promover bem estar e conforto para pessoas que chegaram na terceira idade ou enfrentam debilidades. O profissional auxilia nas tarefas do quotidiano e também exercem o papel de companhia para o assistido.
Ainda que haja algumas variações nas necessidades que cada família apresenta, podemos destacar algumas das funções principais do cuidador:
Agora que já abordamos o que é ser um cuidador de idoso e suas principais tarefas, vamos mais adiante. A começar pela formação, não é exigido um curso superior para desempenhar essa atividade. Porém, embora seja mais curto, o curso de qualificação é essencial.
Em outras palavras, o cuidador não precisa ser enfermeiro ou médico. Todavia, deve ser capacitado para saber identificar sintomas básicos de problemas de saúde e manipular instrumentos simples como o medidor de pressão arterial.
Quanto às leis trabalhistas, o cuidador de idosos é amparado pelas mesmas regras do trabalhador domésticos. Se ele atuar por mais de 2 dias por semana na mesma casa, pode ser estabelecido vínculo empregatício com as determinações pertinentes previstas na CLT.
Assim como acontece em outras profissões, quem opta por ser cuidador de idosos precisa ter e desenvolver alguns atributos fundamentais. Afinal de contas, lidar com vidas humanas requer habilidades e posturas específicas, ainda mais quando o paciente apresenta limitações.
Aqui estão algumas dessas competências:
E então, agora você já consegue ter uma ideia mais clara sobre o que ser um cuidador de idoso? Ficou alguma dúvida? Deixe um comentário!
2 Comments
[…] demanda são sutis. Não é à toa que tantas pessoas se questionem se a família precisa de um cuidador de idosos de […]
[…] grande dúvida diante da qual muitas famílias se deparam é sobre qual é o papel dos cuidadores para idosos em home care. Há, inclusive, uma certa confusão entre os conceitos de home care e da assistência […]